DFK | Tip #2 – Moratórias de Crédito e Outras Informações

Tip #2 | 06.04.20 – Moratórias de Crédito e Outras Informações
 
Moratórias de Crédito
 
Perspetivando as medidas de liquidez nas empresas recomenda-se, se necessário, a adesão às moratórias de crédito.
 
Cada instituição tem a sua própria versão, com propostas diferentes, e alguns estão mesmo a ir mais longe do que seriam obrigados após a aprovação e respetiva publicação, em Diário da República, do Decreto-Lei n.º 10-J/2020, da Moratória Pública, alargando o conjunto de benefícios disponíveis.
 
No caso das empresas para pedir acesso à moratória deverá ser enviada uma declaração de adesão, por meios preferencialmente eletrónicos, à entidade financeira que concedeu o crédito. A declaração tem de ser acompanhada de comprovativo da situação regularizada junto da Autoridade Tributária e Aduaneira e da Segurança Social. Recebida essa comunicação, a instituição dispõe de um prazo de 5 dias úteis para aplicar a moratória. Caso o cliente não preencha os pressupostos para beneficiar da moratória, a instituição tem 3 dias úteis para comunicar ao cliente.

Para mais informações sobre  este tema, nomeadamente quanto a algumas diferenças propostas para cada um dos bancos, quer para os particulares, quer para as empresas, recomendamos a leitura deste artigo (clique aqui).

Outras informações
 
 Harvard Business Review (HBR) publicou um documento sobre o impacto do Coronavírus nos negócios cuja leitura recomendamos vivamente. Para ler clique aqui.
 
Para acompanhar as estatísticas mundiais do impacto da doença Covid 19 recomendamos a consulta desta informação (aqui).
 
Tenham um bom dia e uma boa semana, com saúde.
 
DFK Consulting
Vitor Santos
Partner