Agosto 2, 2021 | Advisory

Partilhar

Qual o impacto do fim das moratórias no seu negócio?

Muitas empresas foram fortemente afetadas pela pandemia Covid 19 e sobreviveram com os apoios do estado, nomeadamente as moratórias.

O fim aproxima-se e foram concedidos mais 4 meses de prorrogação das moratórias, até ao final de 2021. Para evitar falências e uma possível crise financeira o Governo anunciou os programas Retomar e Reforçar procurando assim aliviar os bancos de eventuais imparidades e dar mais oxigénio para que as empresas afetadas pela pandemia, possam passar do estado de sobrevivência para um estado de retoma.

Os bancos estão a ser apoiados e incentivados pelo Governo a financiar as empresas, mas isso não significa que irão flexibilizar seus critérios de concessão de financiamento. Todos nós sabemos que é necessário prestar garantias.  Muitas empresas têm dificuldade em dar as garantias que os bancos solicitam como contrapartida dos empréstimos. O que podem então fazer as empresas para obter o apoio financeiro de que precisam?

Na obtenção de um financiamento é normal que quem financia precise de ter confiança no dono e na gestão da empresa. Para criar essa confiança é necessário que o dono ou a gestão, em sua representação,  apresente de forma adequada e estruturada o pedido de financiamento suportado num  plano de negócios credível num formato profissional.

De um bom plano de negócios resulta um bom conhecimento da situação da empresa, um caminho para o futuro e um pedido de financiamento/reestruturação bem-sucedido.

Então, o que é que o pedido de financiamento deve conter?

Estes são os elementos-chave:

•    Uma previsão detalhada de receitas e despesas futuras;
•    Uma previsão detalhada dos fluxos de caixa futuros, operações, investimentos e financiamento;
•    Um balanço previsional que evidencie a situação patrimonial da empresa no horizonte do plano.

As projeções económicas e financeiras precisam de uma base histórica de pelo menos dois anos, de preferência com valores auditados por uma entidade independente.

Adicionalmente não caia no erro de apresentar apenas uma folha de excel sem uma descrição da situação atual da empresa e da justificação dos pressupostos assumidos para a realização das previsões.

Preparado adequadamente, o plano de negócios reforça a confiança que os bancos e ou outros financiadores precisam de ter para atenderem o seu pedido de financiamento.

Coloque-se na melhor posição para aproveitar os apoios esperados para obter o financiamento que precisa, fazendo-o de uma forma profissional.